Pneus: Cuidados para mantê-los conservados

Quando o assunto é segurança do veículo, é praticamente impossível não pensar no estado dos pneus. Por mais que seja inevitável impedir totalmente o seu desgaste, existem maneiras de prolongar a sua conservação. 

Conheça os principais tipos de desgaste e as nossas dicas de cuidados a seguir.

Tipos de desgastes mais comuns: 

 

Desgastes nas laterais: é ocasionado pela rodagem com baixa pressão nos pneus. 

Desgastes no centro: significa que seu veículo está rodando com muita pressão nos pneus. 

Desgastes irregulares: seu veículo está rodando com os pneus desbalanceados.

Desgastes em apenas um dos lados: nesse caso, é provável que o pneu esteja mal alinhado. 

 

Cuidados que garantem uma melhor conservação dos pneus: 

 

Calibração

Calibre periodicamente os pneus do seu veículo. Aproveite quando for realizar o abastecimento do seu veículo para conferir a calibração dos pneus e realizá-la caso necessário. Geralmente, a indicação é de que seja realizada, pelo menos, a cada 15 dias. 

Se os pneus estiverem com a calibragem baixa, sua vida útil será menor. Além disso, acarreta também em um aumento do consumo de combustível. 

Faça o rodízio dos pneus

Pneus dianteiros e traseiros acabam sendo expostos a cargas e frenagens diferentes, portanto, realizar o rodízio auxilia a manter os desgastes em equilíbrio.

Realizando o rodízio, é possível evitar que aconteça um desgaste muito desigual, aumentando a durabilidade e a estabilidade do veículo. 

De um modo geral, recomenda-se realizar o rodízio a cada 10 mil quilômetros rodados, alternando a posição entre os pneus dianteiros e traseiros. 

Fique de olho no balanceamento e alinhamento 

O balanceamento e alinhamento dos pneus deve ser realizado sempre que o rodízio for feito, pois os dois procedimentos garantem uma melhor vida útil dos pneus. Devem ser realizados também sempre que o motorista perceber trepidações no volante ou sentir que o veículo tende a ser puxado para um dos lados ao dirigir. 

Evite sobrecarga

Carregar muito peso pode ser prejudicial aos pneus do seu veículo. Evite transportar cargas pesadas, pois estas podem prejudicar a estrutura dos pneus e ocasionar um maior desgaste. 

Atenção com as freadas bruscas

As freadas bruscas costumam causar danos à estrutura dos pneus, portanto, evite fazê-las com frequência. 

Adotando esses cuidados, é possível aumentar a durabilidade dos pneus do seu veículo. E caso seja necessário realizar a calibragem ou mesmo acessar serviços de borracharia, é só passar na Rede Primos.

Compartilhe

Todos os direitos reservados. 2025.
Desenvolvido por: Logo Jobspace