Como escolher o melhor combustível para o seu veículo
Postado 21/10/2022 | Atualizado 21/10/2022 |
Tempo de leitura 3 minutos
Uma das principais características que um veículo precisa ter é oferecer a segurança necessária para que seus ocupantes possam transitar de modo tranquilo. São vários os fatores relacionados para que os automóveis cumpram a sua funcionalidade com excelência, dentre eles a qualidade do combustível.
Essa é uma questão de suma importância, considerando que os automóveis podem apresentar diversos problemas de mecânica, desempenho e consumo, caso o combustível não seja de qualidade ou esteja adulterado, isto é, que contenha água, solventes ou etanol em quantidade a mais que o permitido em sua composição.
Tipos de combustíveis
O primeiro passo para avaliar a qualidade dos combustíveis e ficar bem longe dos “batizados” é conhecer os tipos existentes e qual o mais indicado e ideal para o seu veículo. O etanol, por exemplo, é caracterizado por apresentar um consumo mais rápido se comparado com a gasolina, mas com um valor um pouco menor.
O diesel, próprio para veículos mais pesados, oferece um desempenho diferenciado e mais autonomia. Outra opção é o GNV, que carece da instalação de um kit específico. Esse combustível, além de proporcionar mais autonomia ao veículo, apresenta baixo custo.
Já a gasolina é dividida em alguns tipos. A comum é resultante da mistura da gasolina pura com álcool etílico, com uma variação entre 20 a 27% de álcool. Já a aditivada é similar à comum, com o diferencial de ser um pouco mais cara e não formar resíduos durante o seu uso, aumentando, assim, o desempenho do carro.
Fatores envolvidos no processo de escolha
Para a boa manutenção das peças do veículo e o aumento da vida útil do motor, é preciso estar sempre atento à qualidade do combustível. Mas como proceder? Algumas ações são essenciais no dia a dia. Verificar a procedência, como a bandeira do posto, bem como as informações sobre as distribuidoras, é uma delas.
O uso de gasolina aditivada é outra opção que oferece benefícios a curto e longo prazo, mesmo sendo um pouco mais cara que a comum. Isso porque as substâncias dispersantes na sua composição têm a capacidade de limpar e lubrificar a parte de injeção dos carros e, em consequência, melhoram o rendimento, a potência e a conservação das peças.
Para quem é proprietário de veículos flex, vale a pena comparar os preços dos combustíveis e fazer as contas para averiguar se é mais viável abastecer com etanol ou gasolina. No geral, caso o custo da primeira opção for de até 70% do preço da segunda alternativa, o etanol é a mais indicada no sentido de custo-benefício. Caso contrário, é melhor escolher a gasolina, mesmo sendo mais cara.
O que compensa?
Além de tomar todas as precauções para escolher um combustível de qualidade, é preciso analisar qual deles mais compensa na questão financeira. Nesse contexto, diversos fatores precisam ser considerados, principalmente em relação às características do veículo e sua função para o proprietário. É possível perceber, portanto, que optar por um combustível ideal é um processo que contém um conjunto de fatores envolvidos e estar por dentro de todas as informações e novidades é essencial para realizar a escolha perfeita.