Como escolher um posto de combustível confiável?

Quem é que não fica atraído ao ver uma placa com um preço do combustível um pouco mais abaixo do que está sendo praticado pela maioria dos postos? Em época em que o valores da gasolina e do etanol estão em alta, o preço baixo é uma tentação. Porém, sempre surge a dúvida: o estabelecimento é confiável? 

Para te ajudar nessa questão e evitar que caia em um negócio malsucedido, vamos listar algumas dicas para que você possa observar antes de abastecer o seu veículo. Afinal, não é somente o valor do combustível que pode indicar uma “furada”. Veja a seguir:

Se o preço está muito abaixo, ligue o sinal de alerta 

Esse é um dos primeiros sinais que fazem com que os motoristas fiquem atentos se pode haver algo de errado com o posto. Afinal, preços muito abaixo do que a maioria dos concorrentes estão praticando podem indicar um combustível adulterado ou com qualidade inferior. Por isso, nem sempre o preço pode significar economia, já que combustível ruim pode danificar o seu veículo.

Você observa o selo do Inmetro na bomba?

Se você costuma abastecer sempre no mesmo posto, talvez não seja costume chegar e observar se há, por exemplo, o selo do Inmetro na bomba. Mas, ao chegar em novos estabelecimentos, é sempre importante verificar esse selo na bomba, pois ali está uma prova que o combustível passou por um controle de qualidade obrigatório. Além disso, se der uma volta pelo posto, veja se os reservatórios de combustível têm lacres eletrônicos.

Na dúvida, pergunte a origem do combustível

Muitas pessoas podem ficar com vergonha de perguntar, mas o consumidor tem o direito de questionar qual é a origem do combustível e o posto tem a obrigatoriedade de informar, em detalhes, de onde vem o produto. O que poucos sabem, por exemplo, é que se o posto for de bandeira branca, ou seja, tiver uma distribuidora exclusiva, é que a informação da origem do combustível deve estar descrita na bomba. 

Com ou sem bandeira?

Por falar em bandeira de postos de combustíveis, provavelmente você já deve ter ouvido o conselho “escolha sempre um posto com bandeira”. E isso faz todo sentido, afinal os postos que carregam uma bandeira (parceria de exclusividade com uma distribuidora) oferecem mais segurança, já que existe um controle de qualidade do combustível feito pelo fornecedor (distribuidora). 

Se você solicitar podem ser feitos testes na hora

Se você ainda estiver na dúvida se deve abastecer ou não, pode solicitar um teste de combustível para o frentista. O teste é realizado na hora, como funciona:

Diesel: esse teste mede a densidade do óleo. Você tem que verificar o resultado, que deve indicar a massa específica de até 880 Kg/m3 ou ser inferior a 820 kg/m3.

Etanol: é verificado o teor alcoólico do combustível e você pode verificar facilmente pela cor do produto no visor da bomba. Se ele estiver com cor alaranja, é muito provável que esse álcool esteja adulterado e não está livre de impurezas. O certo é que ele esteja totalmente límpido. 

Gasolina: o teste, feito por meio de proveta, demonstra o percentual de etanol contido na gasolina. O máximo de etanol permitido é de 27%, tanto para a gasolina do tipo comum como para a aditivada. Já a gasolina premium deve conter o limite de 25%.

E não esqueça que é seu direito comprar um combustível de qualidade, fique atento.

 

Compartilhe

Todos os direitos reservados. 2025.
Desenvolvido por: Logo Jobspace