Palhetas do limpador de para-brisas: dicas de cuidado com esse item
Postado 13/04/2023 | Atualizado 13/04/2023 |
Tempo de leitura 3 minutos
Quando o assunto é manutenção do carro, na maioria das vezes, costumamos nos atentar aos itens pertencentes à mecânica ou a alguns componentes, como os pneus, por exemplo. No entanto, alguns outros acessórios acabam sendo postergados, como é o caso das palhetas do limpador. A sorte é que esses são uns daqueles itens que acabam, de certa forma, nos lembrando que o seu prazo de validade já venceu, mas é preciso ficar atento antes que isso aconteça.
As palhetas são aquelas borrachas que estão no limpador e são consideradas itens indispensáveis para a segurança do condutor e dos ocupantes do carro, já que tem a função de permitir uma visão nítida em condições climáticas desfavoráveis, como chuvas, limpando a área de visibilidade do para-brisas.
No entanto, essa borracha vai se deteriorando com o tempo, justamente pela ação direta do clima, como os raios solares, e até mesmo pela sua própria mecânica de atrito com o vidro, por isso o desgaste é inevitável. Quando elas não estão funcionando bem é possível perceber imediatamente, pois perde a eficiência de limpeza. Mas, não é só isso, uma palheta desgastada e que continua trabalhando, pode causar danos ao braço do motor elétrico, que faz o limpador se movimentar, podendo parar por completo.
Quando trocar as palhetas?
O ideal é que as palhetas sejam trocadas uma vez ao ano. Mas, esse prazo de troca pode variar, pois vai depender de diversos fatores, entre eles o próprio uso do acessório. Por exemplo, se é usado com muita frequência (cidades em que há chuvas mais regulares), a borracha se deteriora mais rápido. Ou até mesmo a troca das palhetas do vidro dianteiro, que geralmente são trocadas com mais frequência que as traseiras, pois também têm uma frequência de uso maior.
Os principais sinais de que já está na hora de trocar as palhetas são:
– Falhas na limpeza (é possível ver o vidro embaçado);
– Riscos no vidro ou faixas de água;
– Trepidações ou ruídos.
Portanto, para garantir a segurança e não ficar na mão quando mais precisar do limpador e, para evitar danos em outros elementos que fazem parte dessa estrutura, inclusive os vidros, é sempre importante estar atento a esses sinais.
Como aumentar a vida útil das palhetas
Uma dica muito útil é: não utilize na limpeza das palhetas do limpador querosene ou álcool, pois estes produtos podem ressecar a borracha e, ao invés de aumentar a vida útil do componente você vai acabar reduzindo. Confira algumas maneiras de cuidar desse acessório no dia a dia:
– Mantenha o para-brisa limpo: remova a sujeira e detritos do para-brisa regularmente. Além disso, use um limpador de para-brisa de alta qualidade e um pano macio para limpar o vidro.
– Limpe as palhetas regularmente: as palhetas do limpador também precisam ser limpas regularmente. Faça isso com água e sabão neutro e limpe-as suavemente.
– Evite estacionar sob o sol direto: o sol pode ressecar as palhetas e torná-las quebradiças, reduzindo sua vida útil.
– Na hora da troca das palhetas, fique atento à qualidade, evite adquirir produtos sem marca ou que são vendidos informalmente. A qualidade do acessório é essencial para manter a sua segurança e evitar gastos desnecessários.