Pane seca: veículo sem combustível pode gerar multa
Postado 16/02/2023 | Atualizado 3/02/2023 |
Tempo de leitura 3 minutos
É uma cena comum de vermos nas ruas da cidade e até mesmo nas rodovias: um carro parado em algum recuo pelo motivo de falta de combustível. No entanto, ainda que seja rotineiro esse acontecimento, você sabia que a pane seca (como é chamada essa situação de falta de combustível), além de gerar transtornos para o motorista, também é passível de multa?
Previsto no artigo 180 do Código de Trânsito Brasileiro, a pane seca é uma infração média. Portanto, o proprietário do veículo leva uma multa no valor de R$ 130,16 e mais quatro pontos na carteira. Além disso, o artigo ainda prevê a remoção do veículo.
Mas, vale ressaltar que a pane seca em si não é considerada uma infração. A penalidade só é aplicada em casos nos quais o veículo coloca em risco a segurança do trânsito ou interrompe o fluxo de veículos. É considerada uma infração, portanto, porque o condutor tem a obrigação legal de verificar se há combustível o suficiente para chegar ao seu local de destino antes de colocar o veículo em circulação. Sendo essa pane considerada como evitável, diferentemente de uma pane elétrica ou mecânica, por exemplo.
E em relação à remoção do veículo ela é na verdade, uma medida administrativa, não sendo considerada uma penalidade. Ela acontece quando o condutor não tem condições de retirar o veículo de onde ele se encontra. Por isso, essa medida é complementar para garantir que o tráfego flua.
E o que fazer em caso de pane seca?
É importante que você trafegue com o seu veículo com o combustível sempre acima do nível da reserva, mas caso venha a acontecer a pane seca a primeira solução a tomar é retirar os ocupantes do veículo e sinalizar com triângulo a pelo menos 30 metros e manter o carro com o pisca-alerta ligado. A sinalização nesses casos é fundamental. Caso seja possível, retire o veículo da estrada ou rua.
Após essas medidas, é hora de reabastecer. Mas, lembre-se que o transporte de combustível em sacos plásticos ou garrafas pets é proibido. Por ser uma substância inflamável, ela deve ser transportada em galões específicos para isso. Além disso, tome cuidado durante o transporte e no momento de transferir o combustível para o carro, afinal não pode haver, de forma alguma, contato com os olhos ou a sua pele.
Evite a pane seca
Para evitar a pane seca, a resposta parece óbvia: abasteça o veículo. Mas, na realidade, existem alguns outros fatores aos quais você deve estar sempre atento para evitar que fique parado no trânsito. Confira:
– Luz da reserva no painel: se a luz da reserva acender, abasteça imediatamente.
– O ideal, no dia a dia, é manter o tanque preenchido com pelo menos ¼ da capacidade.
– Um hábito importante e preventivo é sempre checar o nível de combustível ao ligar o carro, parece óbvio, mas muitas vezes, por pressa e desatenção, muitos motoristas acabam esquecendo.
– Nunca abasteça em postos que forneçam combustível “batizado”. Já falamos sobre isso aqui no blog, clique aqui para saber identificar.
– Tenha sempre consigo o contato do seu mecânico de confiança ou guincho, caso seja necessário acioná-los.
– E, por fim, para abastecer com segurança, conte sempre com a Rede Primos.