Problemas que podem afetar o consumo do seu veículo

Quem é proprietário de automóvel sabe o quanto é conveniente tê-lo no dia a dia, mas também sabe o quanto esse bem pode acrescentar custos nas despesas mensais. Por isso, quando algo começa a funcionar de forma diferente do que estamos acostumados, é importante verificar, não somente pela despesa extra recorrente, mas também para evitar que o problema fique ainda maior. 

Como é o caso de perceber que o carro começou a consumir combustível de forma excessiva. Você já passou ou está passando por isso? Certamente o gasto extra mensal com o abastecimento do veículo é uma preocupação. Mas, quando o carro começa a consumir mais combustível, é sinal de que algum outro componente também já não está em seu funcionamento padrão. 

Ou seja, quanto mais tempo você levar para identificar o problema, pode acontecer de acarretar alguns outros e, com isso, os custos no final serem ainda maiores. Por isso, vamos apresentar a seguir alguns dos principais problemas que podem afetar o consumo de combustível do seu automóvel. 

Sistema de ignição

Cheque periodicamente as velas, cabo de vela e as bobinas do seu veículo. Essas peças estão diretamente relacionadas à queima do combustível. Portanto, se tem algo de errado no funcionamento delas, isso vai afetar o consumo. A recomendação é que se verifique esses componentes a cada 10 mil km rodados ou segundo as recomendações do fabricante. 

Filtro de ar 

Como o filtro de ar pode estar envolvido nessa questão? É simples: caso o fluxo de ar esteja restrito, a injeção eletrônica aplica mais combustível para compensar a falta de ar, aumentando, consequentemente, o consumo. Assim como o sistema de ignição, verifique a cada 10 mil km ou uma vez ao ano. 

Óleo estragado

O óleo é o responsável por manter o motor na temperatura certa e lubrificar todas as partes do conjunto mecânico. Caso ele esteja vencido ou fora das especificações recomendadas, pode piorar, sim, o consumo. Por isso, aqui também vale a indicação de fazer a troca a cada 10 mil Km.

Filtro de óleo

Ao fazer a troca de óleo, você costuma também trocar o filtro? Caso você não faça isso, saiba que pode estar facilitando a passagem de impurezas. O objetivo dessa peça é justamente reter os resíduos naturais produzidos pela queima do combustível e do próprio motor. 

Sonda lambda

Esse componente é o responsável por ler a queima de combustível e “comunicar” a injeção eletrônica sobre o funcionamento do carro. Se houver algo de errado com essa sonda, possivelmente ela começa a fazer uma leitura imprecisa e todo o sistema de injeção de combustível também trabalhará erroneamente, aumentando o consumo.  

Pneus

Outro item que parece inofensivo em termos gerais de funcionamento do veículo, mas que faz toda a diferença. Se os pneus estiverem descalibrados intensificará a resistência para movimentar o veículo e isso, consequentemente aumentará o consumo de combustível, já que terá que fazer mais força. Portanto, a dica é manter os pneus sempre calibrados. 

Portanto, leve em consideração esses fatores se notar que algo está errado no consumo de combustível do seu automóvel. Além disso, mantenha em dia as manutenções periódicas. Elas podem te ajudar a evitar muitas dores de cabeças futuras e melhorar a eficiência do seu veículo.

Compartilhe

Todos os direitos reservados. 2025.
Desenvolvido por: Logo Jobspace