Qual a importância da troca de óleo?

Parte crucial da manutenção preventiva, a troca de óleo precisa fazer parte dos cuidados frequentes com os veículos, para garantir a segurança necessária e prolongar a sua vida útil, seja em motos, carros, caminhões, ônibus, entre outros. 

Trata-se de uma substituição do óleo já utilizado por um novo, para que ele continue lubrificando, limpando e refrigerando o motor, contribuindo assim para o melhor desempenho do veículo. Um óleo de qualidade e dentro da sua validade pode proteger as peças, contribuir para a conservação das mesmas e impedir que o motor fique superaquecido, controlando o calor.

Trocar o produto na frequência correta, conforme indicação do fabricante dos veículos, garante o bom funcionamento do automóvel como um todo, o que significa a prevenção de futuros problemas, acidentes e outras questões envolvidas. Por essa razão, essa troca também pode ser considerada uma forma de evitar imprevistos e possíveis gastos extras.

Por que é preciso trocar o óleo?

Conforme a quantidade de quilômetros rodados e o tempo em que o produto permanece no veículo, o óleo pode perder a validade. Além disso, é preciso estar sempre atento ao seu nível. De forma geral, nível muito alto pode gerar vazamentos. Já quando está baixo demais, a funcionalidade fica comprometida. A manutenção envolve a aferição da qualidade e da quantidade do óleo. E, a partir disso, faz-se a verificação para trocar ou completá-lo.

Tipos de óleo e prazos de troca

Há três tipos de óleos existentes, que se caracterizam conforme as necessidades que precisam ser atendidas. Os minerais apresentam menores quantidades de etapas de produção até chegarem nas mãos dos consumidores. Em consequência, têm uma taxa maior de enxofre e impureza. Normalmente, carecem de mais trocas em períodos mais curtos, são mais baratos e utilizados em veículos mais antigos.

O semissintético, por sua vez, tem em sua composição a mistura de diferentes tipos de óleos: os sintéticos e os minerais. É mais refinado e tem mais aditivos relacionados à performance do veículo, se comparado aos óleos minerais, além dos períodos de trocas serem maiores. Por essa razão, esse óleo consegue proporcionar mais resistência em relação às temperaturas elevadas. Vale ressaltar que apenas veículos específicos podem utilizá-lo, ou seja, os que foram projetados para isso.

De todos os citados, o óleo sintético é o que mais apresenta aditivos para otimizar a performance, processo de refino, além de tecnologias que trazem inúmeras vantagens, como a redução da oxidação das peças e o aumento do consumo por litro de combustível. É um tipo de óleo que mais contribui para a manutenção das peças, além de prolongar suas propriedades originais devido à sua alta robustez. 

Por veículos mais seguros

O óleo tem uma função primordial no funcionamento de qualquer tipo de veículo. Sendo assim, é preciso ficar sempre atento ao tipo de óleo indicado e às datas das substituições para conservar, proteger e evitar o desgaste das partes móveis e para que o automóvel possa proporcionar segurança e tranquilidade aos seus ocupantes.  

Compartilhe

Todos os direitos reservados. 2025.
Desenvolvido por: Logo Jobspace