Saiba a importância da calibragem dos pneus

Se você é daqueles que só se lembra de calibrar os pneus do seu veículo quando sente ou vê que algum deles está mais murcho, saiba que essa não é, exatamente, a melhor conduta para a manutenção do seu carro. Afinal, a calibragem dos pneus é uma tarefa crucial para garantir a segurança e a eficiência do automóvel.

Quando os pneus estão descalibrados, há um impacto negativo na direção, na estabilidade e no consumo de combustível. Portanto, uma das informações mais importantes que você deve se lembrar é: calibre os pneus semanalmente. 

Como é feita a calibragem e como saber a pressão ideal?

A calibragem dos pneus é feita por meio da verificação e ajuste da pressão do ar nos pneus. Os fabricantes de automóveis geralmente fornecem uma recomendação de pressão ideal para esses componentes, que pode ser encontrada no manual do proprietário ou em uma etiqueta localizada dentro da porta do motorista. 

O número ideal de calibragem não é padrão para todos os automóveis, porque ele depende das características individuais de cada carro. Além disso, questões como onde o veículo vai rodar – se é em rodovia ou em zona urbana -, ou ainda, se está vazio ou cheio também interferem. Por isso, é sempre importante seguir a recomendação, pois a pressão incorreta dos pneus pode afetar a aderência ao solo, a durabilidade dos pneus e, como já dissemos, também o consumo de combustível.

Outra dica importante é que a calibragem dos pneus deve ser realizada com eles frios, ou seja, escolha o posto mais próximo, que esteja localizado, no máximo, a 2 km de onde você está. Lembre-se também de, periodicamente, verificar o estepe e calibrá-lo. Mas, para esse pneu, no entanto, considere uma pressão de 5 PSI (Pound Per Square Inch/ libra por polegada quadrada) acima do indicado para os demais.  

Riscos de dirigir com os pneus descalibrados

Ao dirigir com pneus descalibrados, o desgaste dos mesmos pode ocorrer de forma desigual, o que pode levar a danos permanentes e, em casos extremos, a uma falha total do pneu. Além disso, os pneus descalibrados podem levar a uma redução na eficiência de combustível, pois a resistência ao rolamento aumenta quando os pneus estão com pouca pressão, levando a um aumento no consumo e, consequentemente, a uma maior emissão de gases poluentes.

Por isso, a calibragem regular também ajuda a garantir uma direção mais segura e estável. Quando os pneus estão com pouca pressão, eles tendem a deformar e a flexionar mais, o que pode afetar a aderência do pneu ao solo. Isso leva a uma perda de controle do veículo em situações de alta velocidade ou curvas acentuadas. Por outro lado, os pneus com muita pressão podem levar a uma direção mais áspera e desconfortável, além de uma menor aderência nas curvas.

Além disso tudo, ao calibrar os pneus regularmente você economiza dinheiro a longo prazo. Pneus com pressão inadequada tendem a se desgastar mais rapidamente, o que significa que precisarão ser substituídos com mais frequência. E, a substituição frequente desses componentes, pode ser um custo adicional significativo para os proprietários de carros.

Faça a manutenção periódica do seu veículo porque, além de segurança, você aumenta a vida útil do seu bem, o que, consequentemente, irá refletir no bolso.

Compartilhe

Todos os direitos reservados. 2025.
Desenvolvido por: Logo Jobspace